Curadores do projeto

Os curadores são convidados pela equipe do Volt Data Lab e são responsáveis por para acrescentar projetos que considerem representativos para o jornalismo de dados no Brasil. Apesar de haver limitada moderação do Volt, principalmente para manter a unidade estética e conceitual do projeto, não há controle por parte do mantenedor, tendo o curador ou curadora total autonomia sobre o que publicar.


> Sérgio Spagnuolo | Volt Data Lab |

Sérgio Spagnuolo é jornalista, fundador e editor da agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, além de mestre em Relações Internacionais e Direitos Humanos pela PUC-SP e colaborador do site de checagem Aos Fatos. Paulistano não praticante, divide seu tempo entre São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro. Em 2016, foi fellow do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism, um programa de empreendedorismo para jornalistas, em Nova York. Já atuou pelas as agências Reuters e Mergermarket, publicou nas revistas AméricaEconomia, Época Negócios IstoÉ Dinheiro e Capital Aberto, entre outras, e colaborou com os portais piauí, Yahoo News, Jota Estadao.com, UOL e Último Segundo. Também trabalhou no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), como oficial de comunicação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Centro RIO+).

> Renata Hirota | Volt Data Lab |

Renata é graduada em Jornalismo e atualmente cursa Estatística na Universidade de São Paulo. Já viveu na Espanha, Portugal e EUA, escrevendo para agências de notícias e revistas de viagem. No Volt, une seu ofício antigo à nova empreitada no universo dos dados. Após ter sido selecionada para nosso programa de bolsas em setembro de 2017, agora atua como colaboradora regular da agência, especialmente em análise e organização de dados.

> Felippe Mercurio | Volt Data Lab |

Especialista em planejamento e estruturação de tecnologias, recursos e outras capacidades adequadas aos projetos. Também atua como consultor independente, especialista em processos e sistemas de gestão empresarial com foco na estruturação de bancos de dados, há 15 anos em diversas áreas da TI, passando por infraestrutura, gestão de projetos (PMO) e implementação de sistemas empresariais (do cabo ao código, literalmente). Paulistano radicado em Santa Catarina, programador autodidata (uma relação de amor e ódio com códigos), fissurado por ciência, tecnologia e, claro, dados. No Volt, é o cara por trás das capacidades tecnlógicas da agência.

> Gabriela Caesar | G1 |

Gabriela Caesar é jornalista formada pela PUC-Rio e aspirante a cientista de dados. Atualmente, trabalha na equipe de dados do G1. Estuda Python nas horas vagas por acreditar que a tecnologia tem potencial para ajudar o jornalismo. Em agosto de 2017, lançou o site Plenário [www.projetoplenario.com], que mostra como os senadores votaram em proposições de relevância nacional.

> Natália Mazotte | Escola de Dados |

Natália Mazotte é jornalista de dados e empreendedora digital. É codiretora da Open Knowledge Brasil, onde lidera o programa da Escola de Dados no Brasil, e organizadora da Conferência Brasileira de Jornalismo de Dados e Métodos Digitais (Coda.BR). Co-fundou a revista digital Gênero e Número, iniciativa de jornalismo de dados focada em gênero, e a agência digital J++. É bacharel em Direito pela UFF, mestre em Comunicação e Cultura pela UFRJ e tem pós-graduação em Comunicação Estratégica Digital pela Universidade Pompeu Fabra (Espanha). Trabalhou nas Organizações Globo, no MPRJ, Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e MediaLab UFRJ, onde foi pesquisadora com ênfase em métodos digitais para ciências sociais. É instrutora em cursos do Knight Center e publica em sites internacionais como SGI News, Bertelsmann-Stiftung, Euroactiv e Nieman Lab.

> Cecília do Lago | O Estado de S. Paulo |

Repórter no Estadão Dados. Faz análises em SQL e está se aventurando na análise de dados em R. Se interessa por mapeamento.

> Felipe Grandin | G1 |

Jornalista de dados no G1, fundador da agência E&P Brasil. Formado em Jornalismo pela UFF e mestre em Comunicação Social pela UERJ. Especializado em economia, petróleo e energia.

> Jamile Santana | G1 |

Jamile Santana é jornalista do G1,em Mogi das Cruzes. É entusiasta das reportagens regionais guiadas por dados. Atualmente estuda Python e SQL e ensina técnicas básicas de jornalismo de dados à jornalistas e estudantes do Alto Tietê.

> Rodolfo Viana | TV Globo |

Rodolfo Viana é produtor de reportagem da Rede Globo, com foco em análise de dados. Antes disso, foi repórter do jornal Folha de S. Paulo e colaborador da revista piauí, do site Aos Fatos e da Operação Serenata de Amor, projeto de auditoria de contas públicas encampado pela Open Knowledge Brasil. Ganhador de um Prêmio Folha de Reportagem em 2016 e do Prêmio Abril de Jornalismo 2015, na categoria Gestão de Redes Sociais. Estudante de Python, R, SQL, data journalism, data visualization e estatística. Membro da Abraji - Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo e da Python Software Foundation.

> Lucas Marchesini | Valor Econômico |

Lucas Marchesini é jornalista do Valor econômico na sucursal de Brasília e inciante no jornalismo de dados. Obejtivo é conjugar o jornalismo de dados com a cobertura de Brasília

> Bárbara Libório | Canal Meio e Aos Fatos |

Bárbara Libório é jornalista especializada em investigação, dados e visualização pela Universidad Rey Juan Carlos e pela Escuela de Periodismo da Unidad Editorial, dona do jornal espanhol El Mundo. Hoje, é editora-adjunta do Canal Meio e repórter do veículo de fact-checking Aos Fatos. Antes, foi repórter da revista semanal IstoÉ, onde escrevia sobre política, economia, internacional e comportamento. Também passou pelas editorias de economia dos portais Exame.com, iG e do jornal Folha de S. Paulo.


Sobre o projeto

Este projeto é organizado com e mantido pela agência de jornalismo de dados Volt Data Lab, com a finalidade de reconhecer e promover a prática do chamado jornalismo de dados no Brasil, assim como criar um acervo para futura referência sobre as melhores peças jornalísticas orientadas por dados.

O Volt Data Lab não detém nenhum direito sobre o conteúdo aqui divulgado, nem reproduz parte significativa dele - apenas divulga veículo, título e primeiro parágrafo de uma publicação, assim como o link redirecionando para a página original.

Nossos curadores não são remunerados, mas se você tem interesse em patrocinar a curadoria dessa lista, a fim de garantir sua continuidade, mande um email para info[@]voltdata.info e saiba como.

Newsletter

Se você preferir receber informações por email, assine abaixo a newsletter DDJBR. Note que não há uma periodicidade fixa, e que os emails podem ser bastante esparçados um do outro mesmo que o site tenha sido atualizado.

Enviado via TinyLetter

Você pode acessar essa lista no Google Sheets, ou contribuir conosco preenchendo este formulário. Vamos publicar as edições entre os dias 5 e 10 de cada mês.

Este site foi construído com Tarbell, e o código do site estático está no Github.